A Nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso. Também denominada de Nutrologia Funcional ou Nutrologia Médica, que são sinônimos na sua conceituação
(Fonte: ABRAN).

Na consulta de nutrologia o paciente poderá ser avaliado quanto as suas principais carências nutricionais e vitamínicas, nela será possível entender quais as maiores dificuldades do paciente em atingir seu objetivo e trabalhar para auxiliá-lo. Durante o exame, o paciente fará o exame de Bioimpedância, avaliando seu peso, seu percentual de massa magra e gorda, além de quantificar sua massa    óssea e gordura visceral.

Além da Bioimpedância, também temos o exame de Ultrasson para avaliação da composição corporal, um dos métodos de maior confiança disponível no mercado, pois não sofre interferência do nível de hidratação, sono, atividade física, consumo de cafeína, e que além de avaliar a composição corporal poderá avaliar também a espessura muscular e o nível e gordura, mostrando imagens reais ao paciente, o quanto ele evoluiu no período.

Carol Scarpa
Dra. Carolina Scarpa

Formada pela Unifeso, com residência médica de pediatria pelo Hospital Municipal Menino Jesus e em nutrologia pela Unifesp. Atualmente, coordenadora da pediatria e média da equipe multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital Municipal Dr. José Carvalho de Florence, também, professora na Faculdade de Medicina Humanitas.

CRM 151657 e RQE 55148